top of page

Igigis - Os anjos caídos

Existe uma estranha semelhança entre os anjos caídos da bíblia e os deuses menores da Suméria, os chamados de igigis, que seriam os primeiros servidores dos anunnakis aqui na Terra.

Assim como Lúcifer, os igigis também se rebelarem contra seus senhores. Isso porque não concordavam com o trabalho braçal a que eram sujeitos, o que teria impulsionado a criação do homem pelos anunnakis.

Outro fato interessante é que não se tem registro de igigis do sexo feminino nos relatos sumérios, já na Bíblia, os anjos são tidos como seres assexuados. No entanto, veremos posteriormente os anjos caídos tomarem para si esposas da Terra, testemunhos estes descritos não só nas mitologias suméria e grega, esta com suas vastas histórias de semideuses, como também na Bíblia no livro de Gênesis:


“Viram os filhos de deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram (...) havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos”.


Quem seriam os filhos dos deuses senão os igigis retratados pelos sumérios?

Outra coincidência é que os igigis tinham uma hierarquia muito parecida a dos anjos, sendo que uma parte deles ficavam nos céus, próximos ao reino do deus celestial Anu e outra parte ficava mais próxima aos homens, entre a Terra e uma suposta estação espacial utilizada pelos anunnakis.

Para quem não sabe, a hierarquia angelical é medida de acordo com a proximidade dos anjos com o trono de Deus, indo de serafins aos anjos. Entre os igigis não era diferente, afinal

o trabalho mais árduo ficava para os que atuavam diretamente na Terra, sendo justamente

esses os que se rebelaram contra os anunnakis.

Quanto a origem dos igigis, embora não haja uma explicação acerca disso nos relatos sumérios, o meu palpite é de que eles foram criados pelos anunnakis assim como o homem, já que uma civilização avançada não encontraria mão de obra braçal em uma sociedade plenamente desenvolvida, indo ao encontro do relato bíblico de que Deus criou

os anjos antes do homem.

A conexão entre os textos bíblicos e judaicos e os relatos sumérios é imensa. Um olhar histórico sobre essas fontes poderia elucidar muita coisa sobre o passado impreciso da humanidade. No entanto, interesses escusos podem preferir manter o status quo e todo levantamento nesse sentido pode cair, invariavelmente, no campo da mitificação.  


Qual a sua opinião sobre tudo isso? Você acha possível que os igigis retratados na mitologia suméria sejam os anjos da Bíblia? Deixe aqui seu comentário!

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page